Programação

                                        PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

DIA 14 DE DEZEMBRO – QUINTA FEIRA (ANFITEATRO da UESB)

7:30 - 8:00: Registro dos participantes e entrega de crachá.

8:00 - 8:30: Abertura do evento e bem-vinda a todos os participantes. Prof. Juan Félix Pari Huiza

8:30- 8:50: Palestra 01.  Fabrício Santos Barbosa, Juan Félix Pari Huiza(DCT/UESB)
Titulo: Estudo do Pêndulo Mediante Sensor LDR - Materiais de Fácil Uso
Resumo: O trabalho realizado teve como objetivo facilitar a análise do movimento harmônico de um pendulo simples, de modo que, minimize os erros experimentais atribuído ao experimentador do qual utiliza cronômetro manual para fazer a aferição. Geralmente tal pratica vem acompanhada de alguns erros. O sensor Produzido utilizando LDR é conhecido como foto-resistência, muito utilizado em postes para acender e apagar as luzes. Esse tipo de sensor apresentam um valor de resistência elevada em um ambiente escuro, e quando expostos à luz, têm a condutividade aumentada. Ou seja, oferecem baixa resistência elétrica quando iluminados. Funcionando como uma espece de chave, da qual é ativada sempre que houver cortes de luzes. O sensor produzindo se assemelha a um sensor fotoelétrico que vem em quites para laboratório de física, contudo, esse foi feito utilizando um mouse para conectar ao computador ou notebook. O sensor feito com LDR, foi ligado ao botão de click do lado esquerdo do mouse (responsável por selecionar objetos e abrir janelas), e sempre que houver cortes na luz que fica ligado continuamente ao LDR, serão feitos clicks automáticos no mouse, registando o tempo em um cronometro virtual no computador. Dessa forma obtém tempo par uma oscilação completa, ou meia oscilação. Isso dependerá do que se pretende analisar, a depender da necessidade o mesmo pode sofre adaptações. O Projeto utiliza materiais recicláveis e componentes elétricos de baixo custo.

8:50- 9:10 horas: Palestra 02. Filipe Almeida Nery, Juan Félix Pari Huiza, Abad Roger Castillo Hinojosa (UESB-JQ)
Titulo: Síntese do fármaco antidepressivo, fenelzina utilizando métodos de modelagem molecular
Resumo:Uma das hipóteses utilizadas para explicar o transtorno depressivo, é a hipótese monoaminergica. Ela explica que a depressão esta associada a baixos níveis de um neurotransmissor chamado serotonina, e/ou noradrenalina na fenda sináptica. Logo o transtorno pode estar associado a uma baixa produção destes neurotransmissores ou a atividade exacerbada da enzima monoaminaoxidase (MAO) que é responsável por degradar esses neurotransmissores. Logo o uso de fármacos inibidores da MAO, mostra ser um tipo de terapia medicamentosa eficiente no tratamento de transtornos de humor. A fenelzina é um inibidor da monoaminaoxidase (IMAO) não seletivo, atuando assim nas duas isoformas dessa enzima, MAO-a, e MAO-b. MAO-A é encontrado principalmente dentro de células localizadas na periferia e catalisa a desagregação de serotonina, norepinefrina, epinefrina, dopamina e tiramina. MAO-B age sobre a feniletilamina, norepinefrina, epinefrina, dopamina e tiramina, localizada extracelularmente e é encontrada predominantemente no cérebro. Dessa forma ele é responsável por permitir concentrações maiores de serotonina na fenda sináptica.


9:10- 10:00 horas: Palestra 03 Prof. Dr. Valfredo Azevedo Lemos (DCT/UESB)
Titulo:  Armas Químicas.

Resumo:


10:00-10:30 Coffee Break

10:30-11:20 horas: Palestra 04. Prof. Dr.  Ronaldo Thibes  (DCEN/UESB)
Titulo: Teoria Quânticas de Campos -O que é e por que precisamos
ResumoUma breve introdução motivacional ao paradigma da teoria quântica de campos em nível de divulgação cientıfica. Efetuaremos uma comparação com os bem conhecidos padrões da mecânica clássica, mecânica quântica e relatividade especial enfatizando semelhanças e diferenças de abordagem, metodologia e objetivos. Mostraremos que a exigência de compatibilidade entre relatividade restrita e mecânica quântica leva de forma natural a uma teoria de muitos corpos, sendo as partículas excitações quânticas dos campos. Finalizaremos discutindo de passagem a principal aplicação da teoria de campos em física de partículas de altas energias.

11:20- 11:40 horas: Palestra 05. Lívia Lima Alves, Cristina Porto Gonçalves.SB)
Titulo:   Estudo da Quebra de Simetria da Molécula de HD+ 
Resumo: O estudo da molécula HD+, onde H é hidrogênio, D é o deutério, faz-se necessário utilizar os conceitos da Mecânica Quântica. Os cálculos sistemáticos de estrutura molecular são realizados utilizando a separação dos movimentos eletrônico e nuclear. Durante a solução do problema eletrônico, os núcleos atômicos são mantidos fixos, utilizando a aproximação Born-Oppenheimer. Nesse estágio, a distinção isotópica não é possível. J. R. Mohallem e colaboradores desenvolveram uma metodologia que permite abordar o problema isotópico em moléculas já no cálculo eletrônico. Baseado nessa abordagem, nós fomos estimulados a desenvolver o projeto. Obteremos o deslocamento isotópico dos estados 1s sigma g, estado fundamental, e 2p sigma u, primeiro estado excitado, desse sistema. Esta propriedade tem sido bastante estudada na literatura.

11:40- 12:30 horas: Palestra 06. Prof. Dr. Silvanio Bezerra de Oliveira (DCET/UESB)
Titulo: Uma Abordagem sobre Ondas Gravitacionais
Resumo: Esta palestra consiste em apresentar uma abordagem geral sobre Ondas gravitacionais desde 1916 quando sua existência foram previstas por Albert Einstein com base na Teoria da Relatividade Geral até o ano de 2015 em que foi detectadas. Em 2017, a Academia Real de Ciências da Suécia decidiu conceder o Prêmio Nobel em Física deste ano a Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish, por suas contribuições no esforço que culminou com a primeira detecção direta de ondas gravitacionais, feita em 14 de setembro de 2015. O resultado foi obtido pelo "Laser Interferometer gravitational-Wave Observatory - LIGO, um projeto com liderança americana que envolveu cerca de US$ 1,1 bilhão e mobilizou mais de mil cientistas espalhados por cerca de 100 instituições em 18 países, inclusive o Brasil.


12:30-14:00 Almoço

14:00- 14:40 horas: Palestra 07. Abad  Roger Castillo Hinojosa, Juan Félix Pari Huiza (DCT/UESB)  (DCEN/UESB)
Titulo: Simulação de Moléculas Orgânicas.
Resumo:


14:40- 15:30 horas: Palestra 08Prof. Dr. Jorge Henrique Oliveira Sales (DCET/UESC)
Titulo: Influência da Geometria para a Difusividade no Cacau.
Resumo: O presente estudo mostra quatro modelos teóricos para a difusividade na amêndoa do cacau. Usando dado experimental para a difusividade térmica do cacau na equação  de Fick em coordenadas retangulares, cilíndricas, esféricas e elipsoidal, é obtido a relação entre a temperatura com a difusividade. Fazendo algumas considerações é obtida a equação correspondente a lei de Fick, que é a lei da condução do calor ou lei de Fourier. O método usado é analítico via separação de variáveis aplicada na equação de Fick-Fourier. O resultado mostra que a escolha geométrica para descrever a difusividade na amêndoa do cacau é importante quando comparada aos resultados experimentais, sendo o modelo elipsoidal o que possui melhor descrição para a difusividade.

15:30- 16:10 horas: Palestra 09. Prof. Dr. Sheldon Cardoso da Rocha , Prof. Dr. Arturo R. Samana, Prof. Dr. Alejandro J. Dimarco (DCET/UESC)
Titulo: Taxas de Decaimento Beta e Captura de Elétrons dos Estados Fundamental e
Primeiro Excitado em Núcleos de Estrelas Massivas no Estágio de Pré-supernova
Resumo: Estrelas massivas no estágio de pré-supernova são caracterizadas por um núcleo composto principalmente de elementos químicos do grupo do ferro, sujeitos a reações nucleares mediadas pela interação fraca. As taxas com as quais essas reações ocorrem, em especial o decaimento beta e a captura eletrônica, influenciam a fração de elétrons no caroço e estas partículas são responsáveis por gerar uma pressão de degenerescência que se contrapõe ao colapso gravitacional. Para realizar uma investigação teórica e parcial da fração de elétrons nessa fase evolutiva, taxas de captura eletrônica de núcleos nos estados fundamental e primeiro excitado foram calculadas por meio da Teoria Grossa associada `a hipótese de Brink pelas seguintes razões: a simplicidade em comparação a outros métodos computacionais complexos destinados `a implementação de modelos microscópicos, uma concordância razoável com dados experimentais e a capacidade de ser estendida a núcleos desconhecidos fora da linha de estabilidade β. A evolução temporal da fração de elétrons foi calculada a partir dessas taxas de captura eletrônica e os resultados foram comparados com outros trabalhos, mostrando que capturas de elétrons a partir do primeiro estado excitado dominam o cenário da pré-supernova `a medida que temperatura e a densidade aumentam. 


16:10- 16:30 horas: Palestra 10. SILVA, F. R.; FERREIRA, R. C.; GOULART, L. C. R.; MEDERI, T. R.; FLORENCIO, M. O.; SILVA, M. O.; CARDOSO, M. S.; SILVA, W. C. S.; LACERDA, J. J.; SILVA, J. G. F., SILVA, R, E. F., CHAVES, J. R. , CERQUEIRA, M., F.; CRUZ, W. S., RODRIGUES, J. S. ; SILVA, I. M. S. S.
Titulo:Forno de fundição de metais para espelhos
Resumo: Baseado nos conhecimentos disponíveis nas referencias [1, 2] realizamos o estudo de viabilidade e decidimos construir o forno totalmente artesanal desde seu “chassi”, pés, tampa, cadinho, interior e ferramenta de segurança, além de ser alimentado a lenha. O forno conseguirá atingir temperaturas suficientes para fundir metais como: alumínio, latão, zinco e algumas ligas metálicas tal como o zamac.


16:30-16:50 Coffer Break


16:50-17:40 horas: Palestra 11. Prof. Dr. José Geraldo Gonçalves de Oliveira Júnior (DCET/UESC)
Titulo: 
Resumo:

17:40-18:30 horas: Palestra 12.  Prof. Dr. Arturo Rodolfo Samana (DCET/UESC)
Titulo: Processos Semiléptonicos Exótic
Resumo: Nesta palestra apresentarei os últimos resultados obtidos pelo nosso grupo na UESC relativos ao estudo dos processos semiléptonicos exóticos: decaimento duplo beta e interação de neutrino muónico sobre núcleos. A importância do primeiro tópico radica em que uma medição experimental do decaimento conhecido como decaimento duplo beta sem neutrinos nós proporciona uma medida da massa efetiva do neutrino. Nossos cálculos teóricos, usando o modelo de QRPA, nós fornecem uma medida teórica das vidas médias para vários candidatos possíveis do decaimento duplo beta sem neutrino.

18:30-19:20 horas: Palestra 13. Prof. Dr. Luizdarcy de Matos Castro, Prof. Dr. Jorge Anderson Paiva Ramos
Titulo: O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia um breve histórico e perspectivas.
Resumo: O Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF) é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental com ênfase principal em aspectos de conteúdos na Área de Física. É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com o objetivo de coordenar diferentes capacidades apresentadas por diversas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em todas as regiões do País. O objetivo é capacitar em nível de mestrado uma fração muito grande professores da Educação Básica quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino para aplicação em sala de aula como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos de mídia eletrônica, tecnológicos e/ou computacionais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos. Nesse trabalho de divulgação buscamos fazer um breve histórico do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, bem como tentaremos levantar discussões sobre estratégias futuras que visam a continuidade e uma maior abrangência do programa.

19:20-19:40 horas: Palestra 14. Wallace Torres e Silva, Marcos Antonio Pinto Ribeiro, Lucival Santos Oliveira, Marcos Souza, Débora Almeida, Layna Meira Santos. 
Titulo: Pluralismo das Identidades e imagens da Química: Problema ou solução para o ensino e pesquisa em química? 
Resumo: Existe uma pluralidade de imagens e identidades da química, tanto popular quanto científica, tanto entre estudantes do público leigo, bem como de pesquisadores e filósofos da química. O problema dessa pluralidade se amplia pela falta de consenso. Esse problema é, paradoxalmente central, mas pouco estudado na educação química. É nuclear porque gera uma falta de inteligibilidade e compreensibilidade e interfere nos critérios de seleção e organização, necessários para organizar o ensino e a pesquisa. Nesse trabalho apontamos alguns fatores que consideramos decisivos para esse problema através de uma variedade de estudos para identificar como a imagem e identidade da química são veiculadas entre as diversas instâncias da produção e comunicação do conhecimento químico.

DIA 15 DE dezembro – SEXTA-FEIRA (SEMINáRIO 01 e 02 do CAP)

SALA SEMINARIO 1 - CAP Titulo Resumo

8:00 - 8:20 horas: Palestra 01. Murilo de Oliveira Florencio, Roberto Claudino Ferreira  
Titulo: A construção de uma usina elétrica usando materiais de baixo custo para o estudo de eletrodinâmica com alunos do Ensino Médio.
Resumo:A Física no Ensino Médio vem enfrentando inúmeros obstáculos acerca do seu desenvolvimento em sala de aula, principalmente nas instituições de caráter público. Destacando fielmente a necessidade da construção de uma ponte que possa interligar os momentos teóricos em sala de aula com a experimentação e vivencia do cotidiano dos alunos, visto que em muitas instituições o ensino ainda é regido pelo tradicionalismo, tirando assim a total autonomia de reflexiva e crítica dos alunos. Diante do exposto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UESB, subprojeto de Física campus Itapetinga teve como proposta a inserção experimentos de Física em sala de aula utilizando materiais de baixo custo, para alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino, incentivando assim cada vez mais a sua curiosidade, como também a busca por novas práticas de ensino por parte dos professores. Em especial, neste trabalho abordamos o conceito de conversão de Energia Potencial Gravitacional em Energia Elétrica, como tema para o nosso experimento. Para isto, utilizamos matérias de baixo custo e fácil acesso, como coolers de computadores (geradores), fios, multímetro digital, ferro de solda, estanho, bomba de agua, mangueira, recipientes de plástico e isopor. Com os alunos foi montado o experimento de acordo com o que imaginavam, usando recipiente grande como reservatório e o pequeno como suporte para cooler, em sequência aplicamos um fluxo de agua nas pás do gerador, considerando o princípio de que todo motor elétrico possa ser convertido em um indutor, em sequência observamos com o multímetro os resultados. A proposta foi estimular os alunos a construírem o experimento com o seu conhecimento e pensarem a respeito do fenômeno físico envolvido, deixando de se tornar um instrumento passivo no ensino, se tornando uma parcela significativa de aprendizagem.

8:20 - 8:40 horas: Palestra 02.  Beatriz P. Nascimento, Elias R. Borges1, Gabriele Novais, Lucas Amorim, Abad R. C. Hinojosa , Juan Félix Pari Huiza 
Titulo: Modelagem computacional da molécula citronelal.
Resumo: A química computacional tem sido uma importante ferramenta na otimização de moléculas. O softwares Avogadro, Gaussian e Gabedit são ferramentas virtuais que permitem a modelagem de forma eficiente. Considerando esses aplicativos, o presente trabalho foi desenvolvido na disciplina Física Geral e Experimental III, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus universitário de Jequié, com os objetivos de compreender, descrever e analisar o processo de modelagem da molécula citronelal utilizando as leis da mecânica quântica para prever as energias, estruturas, propriedades vibracionais e outras propriedades dos sistemas moleculares. Foi possível obter espectros de IR, UV e RMN a partir dos dados teóricos da molécula de citronelal utilizando programas computacionais. Todos os espectros apresentaram singularidade, significando que a modelagem foi eficiente na triagem da identificação instrumental. 

8:40 - 9:20 horas: Palestra 03. Prof. Saulo Santos Pires, Nemésio Matos de Oliveira Neto , Juan Félix Pari Huiza
Titulo: Estudo do Modelo ZGB em redes regulares através do Método Monte Carlo. 
Resumo: No referido trabalho foi utlizado simulações de Monte Carlo para investigar os processos reativos que ocorrem sobre uma superfície catalítica, na qual consistem em redes regulares: quadrada e triangular e não-regulares: Voronoi. Inicialmente, estudamos o conhecido modelo ZGB, tal qual proposto por Ziff, Gulari e Barshad que descreve a reação de oxidação do monóxido de carbono sobre uma superfície catalítica. Para esse modelo, calculamos as taxas de produção de oxigênio atômico (O) ou monóxido de carbono (CO) em função das frações molares de monóxido de carbono na fase gasosa (Yco), que definem a janela de ativação citada nos pontos de início e término do estado estacionário da reação, Y1 e Y2, com Y1 < Yco < Y2.  Com a finalidade de verificar comparamos os resultados das frações molares obtidas para a rede quadrada com previsões do modelo ZGB, em seguida, verificamos a dependência do sitio reativo na superfície catalítica com relação ao número médio de vizinhos próximos, conectividade, dessa vez realizamos simulações comparativas para as redes triangular e Voronoi. Os resultados simulados evidenciam que a janela de ativação independe de como os sítios estão distribuídos na rede, mas sim da sua conectividade.


9:20 -10:10 horas: Palestra 04. Prof. Dr. Robson Hebraico Cipriano Maniçoba
Titulo: Superfícies Seletivas de Frequencias


10:10-10:30 COFEE BREAK



10:30 - 11:00 horas: Palestra 05. AZEVEDO, M. R.; FERREIRA, R. C.; POSSIDONIO, D. N.; DIMARCO, A.J.; SAMANA, A.R.
Titulo: IMPLICAÇÕES DA CONSTANTE AXIVETORIAL gA da TEORIA GROSSA
Resumo:Para o cálculo das taxas de decaimento beta, usamos a metodologia da física computacional, modelando a TGDB com a variação da constante g_A. Os cálculos das taxas de decaimento beta envolveram 94 isótopos das famílias do ferro, cobalto, níquel, manganês, cromo, cobre, titânio e escândio, englobando todos os isótopos destas famílias que decaem espontaneamente via decaimento, com massa variando entre 46<A<70. Baseado na variação de g_A realizada por diversos trabalhos, tomamos os valores máximos e mínimos encontrados na literatura e desenvolvemos uma matriz coluna com uma variação de 10% de intervalo dessa faixa de valores que nos deu: g_A=0,76; g_A=0,88; g_A=1,00; g_A=1,13 e g_A=1,26. Os resultados obtidos foram comparados com dados experimentais encontradas na carta de Nuclídeo. Para os parâmetros de ajuste utilizamos o método de minimização quadrática desenvolvido por SAMANA et al (p.6. 2008). AZEVEDO et al ( v.1, 2017), mostrou as vantagens desse método em relação ao “original” de Takahashi e Yamada (v. 41, n. 06, p. 1470-1503, 1969), por levar em consideração o erro experimental. Calculamos o logaritmo da razão entre os dados calculados e os experimentais, neste caso determinaram uma ordem de grandeza como sendo o limite de nosso interesse, logo, nossa faixa de avaliação fica no intervalo [-1,1], sendo que, quanto mais próximo do zero estiver nosso resultado, mais próximo do experimental ele chegou. Observamos que para  encontramos respectivamente 72,3%; 73,4%; 78,7%; 75,5% e 74% de nossa amostra dentro da mesma ordem de grandeza.


11:00-11:50 horas: Palestra 06. Prof. Dr. Marcos Antônio Pinto Ribeiro  (DCT/UESB)
Titulo: Educamos para a Ciência?
Resumo:


11:50-12:10 horas: Palestra 07. Murilo de Oliveira Florencio
Titulo: Máquina de polir espelhos para telescópios
Resumo:


12:10-12:30 horas: Palestra 08. Mateus dos Santos Cardoso
Titulo: SUPORTE DO ESPELHO SECUNDÁRIO PARA TELESCÓPIOS
Resumo: ?

12:30-14:00 ALMOÇO


14:00-14:20 horas: Palestra 09. Vanusa Farias Ferreira; Rosiane Alves Barreto
Titulo:  Garrafa Cortada
Resumo: Este trabalho é uma proposta experimental de cortar garrafa de vidro. Para trabalhar com alunos do 2° Ano do ensino médio. Este é baseado na dilatação térmica do vidro para cortá-lo. Na termodinâmica, dilatação térmica é o nome que se dá ao aumento do volume de um corpo ocasionado pelo aumento de sua temperatura, o que causa o aumento no grau de agitação de suas moléculas. Quando o calor é transmitido pela garrafa, tende a se propagar na parte que não contém água na garrafa. A medida que a garrafa é aquecida, tem suas dimenões aumentadas, processo chamado dilatação térmica, com o aumento da temperatura as dimensões da garrafa se expandem e chega uma hora em que a garrafa é cortada através da dilatação térmica. Para fazer o experimento dilação – garrafa cortada utilize-se os seguintes materiais: 1 garrafa de vidro; pouco de água para colocar na garrafa; 1 acetona; 1 tesoura; 1 fósforo; 1 alicate e 1 seringa. O aluno do ensino médio perceberá o que acontece quando a temperatura aumenta visualizando a dilatação térmica. Quando a temperatura da garrafa aumenta na parte que não contém água, a garrafa se expande e corta. O experimento  da garrafa cortada busca  demonstrar de forma prática como o calor  influencia na parte da garrafa que não contém água , chegando ao ponto de dilatá-la e cortá-la. O vidro ao ser aquecido tem suas dimensões aumentadas e esse processo chama-se dilatação térmica.


14:20-15:10 horas: Palestra 10. Prof. Dr. Djalma Menezes de Oliveira (UESB)
Titulo: Espectrometria de Massas em Compostos Orgânicos
Resumo:


15:10-15:30 horas: Palestra 11. CHAVES, J. R.; FERREIRA, R. C.; GOULART, L. C. R.; MEDERI, T. R.; FLORENCIO, M. O.; SILVA, W. C. S.; SILVA, M. O. ;CARDOSO, M. S.;  LACERDA, J. J.;  SILVA, J. G. F.; SILVA, R. E. F.; SILVA, F. R.; CERQUEIRA, M. F.; CRUZ., W. S. 
Titulo: Aparelho para o teste de Focault artesanal
Resumo: espelho é o principal componente do telescópico refletor, por isso a possibilidade de corrigir qualquer imperfeição é fundamental, daí a importância do teste de Foucault, pois permite detectar irregularidades no espelho no momento do polimento. Desenvolvido pelo físico francês Jean Bernard Foucault em 1858 este aparelho é utilizado até hoje pelos astrônomos amadores


15:30-16:00 horas: Palestra 12. Leonardo Silva Vieira Santos, Jorge Anderson Paiva Ramos
Titulo: Método de Monte Carlo Aplicado ao Modelo de Ising

Resumo: O presente trabalho consiste no estudo teórico e computacional do modelo de Ising usando o método de Monte Carlo. Estudamos aqui, o modelo em uma e duas dimensões, tendo como objetivo principal a implementação de códigos no qual fosse possível obter resultados qualitativos e quantitativos, principalmente do modelo em duas dimensões. Dessa forma, a implementação do código para o modelo em uma dimensão teve como fim a verificação da validade do método, visto que sua solução exata é conhecida, de forma que é possível comparar-se os resultados. Para o modelo em duas dimensões, os esforços foram focados em verificar de maneira qualitativa a transição de fase do sistema e obter uma estimativa para os expoentes crítico.


SALA SEMINARIO 2 - CAP


8:00-8:20 horas: Palestra 01.  SILVA, M. O., CARDOSO, M. S.; FERREIRA, R. C.; GOULART, L. C. R.; MEDERI, T. R.; FLORENCIO, M. O.; CHAVES, J. R., SILVA, W. C. S.; LACERDA, J. J.; SILVA, J. G. F.; SILVA, R. E. F.; SILVA, F. R.; CERQUEIRA, M. F.; CRUZ, W. S.; RODRIGUES, J. S.
TituloEstrutura para telescópio portátil
Resumo: A estrutura foi pensada em trazer características tais como: portabilidade, leveza, facilidade em montagem e desmontagem e tamanho reduzido através de materiais facilmente encontrados no mercado e de baixo custo tal como o pinho, uma madeira de menor densidade disponível e o zinco, este último utilizado na caixa do espelho primário com apenas 88 gramas, a qual será revestida com espuma e tampada com zinco para impedir acúmulo de umidade e poeira no momento em que não estiver sendo utilizado. Após estudos de viabilidade técnica, foi feito um projeto preliminar e posteriormente um projeto detalhado com a listagem do inventário de materiais, levantamento do custo do protótipo e por fim a execução do projeto com a construção do aparelho idealizado.


8:20-8:50 horas: Palestra 02. Pablo Ribeiro Alves de Oliveira, Sandra Cristina Ramos
TituloEspectroscopia Raman empregada na análise de estruturas de nanotubos de carbono

Resumo:O espalhamento Raman é uma técnica que utiliza o princípio do espalhamento inelástico da luz, isto é, quando ocorre diferença de energia entre a radiação eletromagnética incidida e a espalhada, sendo classificada em Stokes, caso a energia de espalhamento seja inferior que a energia de incidência, ou anti-Stokes, caso seja maior. O presente trabalho busca mostrar os resultados obtidos ao analisar-se seis diferentes estruturas de Nanotubo de Carbono(NTC), munidos para tanto, além do conhecimento teórico que se pede, da prática com o software OriginLab 8, a fim de fazer as deconvoluções e fitagens, isto é, separação das bandas de energia encontradas em cada estrutura, permitindo assim a caracterização e estudo do grau de impureza das mesmas, analisando as razões das intensidades das bandas D e G.


8:50-9:10 horas: Palestra 03.  CARDOSO, M. S.; SILVA, M. O.; FERREIRA, R. C.; QUEIROZ, A. A., SANTANA, G. C.
TituloBateria Caseira

Resumo: A proposta deste trabalho é a construção do experimento bateria caseira feita com papel alumínio, fio de cobre e água sanitária, em que um grupo de alunos de um 3ª ano do segundo grau usará para ligar uma calculadora de 1,5V. A proposta é demonstrar na prática a tensão e corrente elétrica sobre o conteúdo de circuitos elétricos, fixando assim conceitos de eletricidade.


9:10 - 9:40 horas: Palestra 04. M. dos Santos, A. R. Samana
TituloReações induzidas por fóton em energias baixas e intermediárias.

Resumo: Neste trabalho foi estudada a prodção de píons em reações induzidas por fóton na faixa de energia de 200 a 1400 MeV. Estes resultados foram obtidos utilizando o ódigo CRISP (Colaboração Rio-Ilhéus-São Paulo), um código de simulação computacional baseado no método de Monte Carlo.Obteve-se resultados para a seção de choque total e multiplicidade para a produção de píons em núcleos de C12, Ca40, Pb208. Estes resultados foram comparados com dados experimentais e notou-se que há uma sobrestimação da produção de píons no código.



9:40-10:00 horas: Palestra 04. SILVA, W. C. S.; FERREIRA, R. C.; GOULART, L. C. R.; MEDERI, T. R.; FLORENCIO, M. O.; CHAVES, J. R.; SILVA, M. O.;  CARDOSO, M. S.;  LACERDA, J. J.;  SILVA, J. G. F.; SILVA, R. E. F.; SILVA, F. R.; CERQUEIRA, M. F.; CRUZ., W. S.; RODRIGUES, J. S.
TituloTransição do tubo de telescópio por uma haste
Resumo:Com a evolução do telescópio os tubos começaram a se tornar uma opção e não uma necessidade, nosso trabalho tem como objetivo construir uma haste para substituir o tubo do telescópio o que tornaria o transporte, montagem e desmontagem mais fácil. 



10:10-10:30Coffee Break




10:30-10:50 horas: Palestra 05. Erica Raina Venâncio Almeida, Nemésio Matos de Oliveira Neto, Rodrigo Veiga Tenório de Albuquerque
Titulo: SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL VIA MÉTODO DE MONTE CARLO DO COMPORTAMENTO CATALÍTICO DO ÁCIDO FOSFOTUNGSTICO NA REAÇÃO DE ESTERIFICAÇÃO DO ÁCIDO ACRÍLICO COM 1-BUTANOL.
Resumo: A Catálise Heterogênea tem se destacado, por sua vantagem em utilizar catalisadores que podem ser separados e recuperados ao fim dos processos químicos, diminuindo a liberação de resíduos contaminantes para o Meio Ambiente. Dentre as substâncias utilizadas como catalisadores heterogêneos, os heteropoliácidos (HPA’s) se destacam devido a sua utilização em um vasto número de reações orgânicas e inorgânicas diferentes. Objetivamos, portanto, simular computacionalmente com base nos resultados experimentais observados por Farias 2014, a reação de esterificação do ácido acrílico com 1-butanol, analisando o comportamento catalítico do ácido fosfotúngstico, o HPA usado como catalisador nesta reação. Os algoritmos utilizados foram escritos na linguagem Fortran 90 e compilado com o Intel® FORTRAN Compiler (11.1). Simulamos a superfície do catalisador como uma rede quadrada que possui lado igual a L, sendo L2 a quantidade de sítios existentes nesta superfície. Em cada passo computacional é permitido uma molécula do meio fluido colidir com a superfície do catalisador. Para tal, utilizamos o modelo de Urna de Ehrenfest para realizar os sorteios das moléculas à colidirem. A reação acontece com probabilidade P=e− 1θ, onde θ=KBTEa⁄, é o fator que relaciona a energia de ativação com a temperatura do sistema. Desse modo, para análise do mecanismo da reação e da consequente, atividade do catalisador, simulamos a reação adotando, L=400, θ = 15, para 20 passos de Monte Carlo, mantendo-se constante a fração molar de A em XA = 0,02, e variando a fração molar de B, XB. A reação de esterificação se processa por meio de um mecanismo Eley-Rideal modificado através do qual há formação de produtos apenas para a situação na qual uma molécula de álcool (1-butanol) contida no meio fluido colide com uma molécula de ácido acrílico que se encontra ativada sobre a superfície do catalisador, sendo que para a condição oposta a reação não se processa, e, portanto, não há formação de produtos. O perfil de conversão dos reagentes em função do tempo de Monte Carlo, mostra que com o aumento da fração molar do reagente B, há o aumento da taxa de conversão e da velocidade inicial da reação, no entanto, o excesso de B, é desfavorável à reação. Altas frações molares de B em meio fluido resultam no envenenamento da superfície do catalisador, o que inviabiliza a ocorrência da reação, resultando na diminuição da velocidade de reação e na taxa de formação de produtos.


10:50 -11:10 horas: Palestra 06. Ariskleber Moraes Santos (UESC), Arturo Rodolfo Samana (UESC)

Titulo: Neutrinos: uma abordagem na Educação Básica utilizando história em quadrinhos
Resumo: O projeto tem como objetivo construir um material didático lúdico, utilizando a linguagem de quadrinhos sobre os neutrinos para estudantes da Educação Básica. A metodologia adotada para elaboração da histórias em quadrinhos (HQs) que se apresenta como um produto educacional sobre os neutrinos percorre pela leitura de muitas revistas em quadrinhos de diversos autores disponibilizados no mercado brasileiro e de livros, filmes, dissertações, teses e artigos sobre o tema para compreender os conceitos envolvidos e depois passamos para a criação do roteiro da HQs, personagens e paisagem de cada quadrinho Estamos com três roteiros prontos. Fizemos os quadrinhos dos dois primeiros roteiros e estamos na construção do terceiro. Por fim verificamos que a revista em quadrinhos sobre os neutrinos terá três capítulos, o primeiro intitulado “A conferência que Pauli não foi” (aqui cima), o segundo “Reines em produzindo neutrinos para detectá-los” e o terceiro “O problema dos neutrinos solares”. Ou seja, a revista deverá conter a definição do neutrino, sua história, a Física envolvida e os experimentos realizados para detectá-los. Assim, essa HQs pretende contribuir como, mas um recurso na atualização do currículo de Física, pois a mesma comtempla conceitos extracurriculares.


11:10-11:30 horas: Palestra 07. Teles, K. S.; Oliveira, S. B.

Titulo: Software para modelagem de espelhos: Conceituação matemática.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um simulador virtual de espelhos côncavos utilizando um software de geometria dinâmica para o uso nos projetos de espelhos para telescópios. O simulador funcionará relacionando as propriedades de reflexão com a geometria dos espelhos, para que seja possível analisar a viabilidade da construção de um espelho com características refletoras específicas. Até o momento o trabalho consistiu-se na revisão literária e exposição dos conceitos matemáticos presentes na reflexão da luz em espelhos côncavos e que serão utilizados no desenvolvimento do simulador. Utilizando como base os conhecimentos disponíveis  e verificamos que a geometria dos espelhos dos côncavos é construída através das propriedades de reflexão das cônicas. 


11:30 -12:10 horas: Palestra 08. Daykson N. Possidonio, Jorge Henrique Sales (DCT/UESB)
Titulo: Tunneling time in the Ligth Front: Zero Modo
Resumo: The present study deals with a study on Quantum Tunneling Time in the light front. Tunneling is a quantum phenomenon where a particle is able to penetrate and, in most cases, cross a potential barrier. According to the laws of classical physics, if a particle has E energy less than the height of the potential barrier V, it cannot cross it. However, according to quantum mechanics, there is a very different, more nonzero probability of a particle going through a barrier of finite height potential even though that height exceeds the energy of the particle. In this work the first results of this study are presented, with zero mode implying an infinite tunneling time in the light front.



12:10-12:30 horas: Palestra 09Kayque da Silva Teles; Teles, K. S.; Oliveira, S. B. 
Titulo: Abordagem numérica de interações gravitacionais de corpos do sistema solar
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar numericamente as interações gravitacionais entre corpos do sistema solar. Através da simulação numérica, propagam-se as órbitas dos planetas para períodos de algumas centenas de anos terrestres, cujos os resultados mostram  como suas massas dos planetas e distâncias ao Sol alteram a força de interação gravitacional entre eles. Inicialmente, considera-se as coordenadas relativas iniciais de posição e velocidade dos planetas em relação ao Sol providas pela interface Horizons da NASA propagando-se no tempo e calculando simultaneamente a força gravitacional entre os corpos utilizando a Lei da Gravitação Universal, bem como, as energias potencial e cinética ao longo das órbitas através das Leis de Kepler. Outras simulações foram consideradas envolvendo a interação dos planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte com os dois maiores planetas, Júpiter e Saturno, bem como, entre si. Os resultados mostraram um aumento no valor da energia cinética dos planetas no periélio e em suas energias potenciais no afélio conforme previsto pelas Leis de Kepler. Outro objetivo deste trabalho é mostrar ao estudante de Astronomia e Física como as simulações numéricas podem ser utilizadas para aplocar as leis conhecidas

12:30-14:00 ALMOÇO

14:00-14:30 horas: Palestra 10. Osmar A. Novais , Thiago M. da Silva , Débora D. Bezerra, Ana Angélica L. Barbosa, Cintia R. Marques, Marcílio F. Marques , Fabrício R. Santos .
TituloAnálise de associação de polimorfismos em genes de biotransformação e reparo de DNA com a sobrevida de pacientes diagnosticados com carcinoma das vias aerodigestivas superiores.
Resumo: Entre os polimorfismos dos genes GSTM1, GSTT1, GSTP1, CYP1A1, XRCC1, HOGG1 e NAT2 com a sobrevida global, sobrevida específica e sobrevida livre de doenças em pacientes diagnosticados com CVAS na região sul da Bahia. Foram analisados 96 pacientes, com idades variando entre 30 e 89 anos, sendo 85 homens. Nenhum dos marcadores analisados foi significativamente associado às medidas de sobrevida avaliadas. O pequeno tamanho amostral e o elevado número de indivíduos censurados podem ter sido as causas desse resultado.


14:30 -15:00 horas: Palestra 10.  Ilane G. Oliveira, Jorge Henrique Sales, Ronaldo Silva 
TituloOn the photon propagator of Bopp-Podolsky generalized electrodynamics

Resumo: The Bopp-Podolsky model describes a generalized electrodynamics comprising higher-order derivatives. Since this is a gauge model, care must be taken regarding the fixing of the local symmetries. In this context we discuss the generalized photon propagator which turns out to have massive and massless modes. Our approach consists in discussing both the original Podolsky's Lagrangian and a reduced order version of the model as well as performing a change of variable to benefit from the use of light-front coordinates. In the reduced order case an auxiliary field is introduced aiming to lower the order of the derivatives in the Lagrangian while the light-front coordinates permit us to handle to photon propagator from different perspectives, shedding more light into open problems regarding the generalized Podolsky photon propagator.


15:00-15:30 horas: Palestra 10.  Mesa Redonda: Metodologias e Estratégias Participativas no Ensino Superior e Médio. Retençao e Evasão. Experiências.
Titulo:  Palestrantes e Convidados

Resumo:

15:30 - 16:00 horas: Palestra 10. Escolha do Próximo Evento IV Encontro com Ciências 2018
Titulo16:00-16:30

Resumo: Encerramento do Evento.





Comentários

Mensagens populares deste blogue